Projetos

Nossos Projetos

Ações que Alimentam, Educam e Cuidam

CENTRO PARA JUVENTUDE PRATO VERDE SUSTENTÁVEL

REDE COZINHA ESCOLA

TRILHA AGROECOLÓGICA

PROJETO JOVENS LIDERANÇAS

OFICINA SOCIOAMBIENTAL

OFICINAS CULTURAIS

OFICINAS SOCIOEMOCIONAIS

PRATO VERDE BRASÍLIA

HORTAS ESCOLARES

CAFÉ COM PROSA

CULINÁRIA E EMPREENDEDORISMO SOCIAL

PRATO VERDE SUSTENTÁVEL

Empresas que confiam em nós

Nossos Clientes

Do Prato à Comunidade: Projetos que Fazem a Diferença

Espaço de convivência e fortalecimento de vínculos voltado para adolescentes de 15 a 17 anos e 11 meses, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Aqui, juventudes periféricas encontram acolhimento, oportunidades de formação cidadã e atividades que fortalecem sua autonomia e identidade.

Por meio da Rede Cozinha Escola, o Prato Verde leva refeições nutritivas e preparadas com consciência agroecológica à Associação Raiz e à sede da instituição. É muito mais que alimento no prato: é cuidado, sabor e dignidade chegando às mesas da periferia.

Um convite à imersão na natureza e no saber agroecológico. Realizada todo terceiro sábado do mês, a Trilha promove vivências educativas abertas a todos os públicos, despertando consciência ambiental e conexão com a terra através da prática.

Destinado a jovens de 16 a 24 anos, este projeto promove o desenvolvimento de habilidades pessoais e coletivas por meio de vivências práticas e teóricas. A formação inclui agroecologia, inteligência socioemocional, comunicação não violenta, cultura institucional, tecnologia e muito mais — preparando lideranças conscientes e transformadoras.

Com mais de 10 anos de atuação, esta oficina acontece semanalmente no CEI Lar Paraíso das Crianças e no CCA Mutirão. As atividades despertam nas crianças e adolescentes o cuidado com o meio ambiente, a alimentação saudável e a importância do território em que vivem.

Realizadas semanalmente no CCA Mutirão e no CCA Fontális, essas oficinas promovem vivências artísticas como dança, teatro e música. Em dois anos de projeto, crianças e adolescentes puderam se expressar, criar e fortalecer seus laços com a cultura periférica.

Em parceria com a Oliveira Foundation, este projeto fortalece crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos com ferramentas de autoconhecimento, empatia e desenvolvimento emocional. As oficinas acontecem semanalmente no CCA Fontális e no CCA Mutirão.

Desenvolvido em parceria com os GEAMA’s, esse projeto acolhe jovens de 15 a 24 anos em cumprimento de medidas socioeducativas em Brasília. Por meio da agroecologia e da formação humana, o projeto busca oferecer novas perspectivas e caminhos de transformação pessoal.

Em parceria com o Ifood, o Prato Verde implantou hortas agroecológicas em três escolas localizadas em Osasco e Ferraz de Vasconcelos. Esses espaços de cultivo também são espaços de aprendizado, alimentação saudável e conexão com a natureza.

Encontro afetivo e escuta ativa com os atendidos pela instituição. A proposta é criar um ambiente de acolhimento, partilha e diagnóstico participativo do território — fortalecendo os vínculos e a escuta da comunidade.

Realizadas mensalmente, essas oficinas são abertas ao público e propõem reflexões e práticas sobre alimentação consciente, agroecologia, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal. Desde 2023, vêm formando mulheres e jovens para construir autonomia e pertencimento.